O que é Marketing Digital?

O que é Marketing Digital?

Saiba o que é marketing digital e como funciona neste guia passo a passo para iniciantes.

MARKETING DIGITAL – um dos chavões mais citados no marketing.

Todo mundo diz sobre como o marketing digital é a maneira de crescer um negócio online.

As universidades anunciam seus novos cursos de marketing digital como uma grande novidade e, em geral, há uma demanda crescente de usuários para aprender marketing digital.

Estamos no mercado de marketing digital há mais de uma década e, neste guia para iniciantes, você aprenderá o que é marketing digital e como ele funciona.

Analisaremos os vários canais de marketing digital, examinaremos os diferentes tipos de marketing digital e mostraremos exemplos de como eles podem trabalhar juntos em uma estratégia de marketing digital.

Nosso objetivo é ajudá-lo a entender o verdadeiro significado do marketing digital e equipá-lo com o conhecimento e os recursos necessários para desenvolver suas habilidades para obter o máximo de resultados.

Portanto, se você é novo no marketing digital e procura uma definição simples e fácil de entender de marketing digital, este é o guia perfeito para você.

 

Definição de marketing digital

O que é marketing digital?

O marketing digital é uma forma de marketing para promover e vender produtos ou serviços na Internet. É o processo de alavancar diferentes canais de marketing on-line, como mecanismos de pesquisa, redes de mídia social e e-mail, para atingir seu público-alvo.

Por meio do marketing digital, você pode encontrar pessoas interessadas em sua oferta, interagir com elas e criar confiança em sua marca.

O marketing digital tem vários tipos, os mais importantes são marketing de sites, otimização de mecanismos de pesquisa, marketing de conteúdo, publicidade PPC (anúncios pagos), marketing de mídia social, marketing por e-mail, marketing de vídeo e marketing de afiliados.

 

Como funciona o marketing digital?

Neste post, você aprenderá o que é marketing digital, como funciona e como criar campanhas de marketing digital bem-sucedidas.

A forma como o marketing digital funciona é simples.

Primeiro, você precisa especificar seus objetivos de marketing digital, ou seja, o que você deseja alcançar com o marketing digital. Alguns exemplos comuns são: aumentar o reconhecimento da marca, fazer mais vendas ou aumentar sua comunidade.

Em seguida, você precisa decidir quais canais de marketing podem ajudá-lo a atingir seus objetivos. Por exemplo, se seu objetivo é fazer mais vendas, a execução de campanhas pagas no Google e no Facebook é um bom ponto de partida.

Para tornar todo o processo mais fácil de gerenciar, você pode criar um plano especificando quanto dinheiro vai gastar, definir seu público-alvo, definir suas métricas de desempenho e outras informações que o ajudarão a controlar o processo.

É disso que se trata uma campanha de marketing digital. Não se preocupe se estiver confuso agora, há um exemplo mais detalhado de como criar uma campanha de marketing digital bem-sucedida no final deste post.

Antes de criar sua primeira campanha de marketing digital, você precisa conhecer os diferentes canais de marketing e como eles funcionam.

Canais de marketing digital

O marketing digital possui vários canais agrupados em duas categorias principais.

Canais de marketing online e canais de marketing offline.

A principal diferença entre os dois é que os canais de marketing online são baseados exclusivamente na Internet, enquanto os canais de marketing offline têm a ver com dispositivos digitais que não estão necessariamente conectados à Internet.

 

Canais de marketing digital

  • Marketing do site
  • Motor de Otimização de Busca
  • Publicidade Pay-Per-Click
  • Marketing de conteúdo
  • Marketing de email
  • Marketing de mídia social
  • Marketing de afiliado
  • Inbound Marketing
  • Marketing de vídeo

Marketing do site

Um site é o ponto focal de todas as campanhas de marketing digital. Por si só é um canal muito poderoso, mas também é o meio para executar a maioria das outras campanhas de marketing digital.

Seu site deve representar sua marca, produto e serviços da melhor maneira possível. Deve ser rápido, compatível com dispositivos móveis e fácil de usar.

Depois de ter um site, seu próximo passo é criar uma estratégia de marketing digital para promover seu site e conteúdo com o objetivo de obter mais tráfego e clientes.

Otimização para mecanismos de busca (SEO)

A otimização para mecanismos de pesquisa é o processo de otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa.

O principal objetivo do SEO é ajudar um site a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa e obter tráfego orgânico dos mecanismos de pesquisa.

 

Publicidade Pay-Per-Click (PPC)

A publicidade PPC oferece a capacidade de alcançar usuários da Internet em várias redes por meio de anúncios pagos.

Você pode configurar  campanhas de PPC no Google, Youtube, Bing, Linkedin, Twitter, Pinterest, Instagram, Facebook ou TikTok e exibir seus anúncios para pessoas que pesquisam termos relacionados a seus produtos ou serviços.

As campanhas de PPC podem segmentar os usuários com base em suas características demográficas (idade, sexo, etc.) ou até mesmo em seus interesses particulares ou localização.

Toda vez que um usuário clica em seus anúncios, você paga uma taxa ao provedor (e, portanto, o termo pagamento por clique).

As plataformas de PPC mais populares são o Google Ads e o Facebook Ads.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo tem tudo a ver com o conteúdo. O mundo digital é uma enorme coleção de conteúdo em diferentes formas, como texto, imagens, áudio e vídeo.

O objetivo de uma campanha de marketing de conteúdo é alcançar clientes em potencial por meio do uso de conteúdo.

O conteúdo geralmente é publicado em um site e depois promovido por meio de mídias sociais, e-mail marketing, SEO ou até mesmo campanhas de anúncios pagos.

A diferença entre ter um blog e executar uma campanha de marketing de conteúdo é que o último tem objetivos específicos sobre qual conteúdo publicar e quando publicá-lo, quem segmentar e como monitorar a eficácia de suas campanhas de conteúdo.

As principais ferramentas do marketing de conteúdo são:

  • Blogues
  • e-books
  • Midias sociais
  • Infográficos
  • Podcasts
  • Webinarios

Marketing de email

Apesar do aumento do uso das redes de mídia social, o email marketing ainda é um dos canais de marketing digital mais eficazes.

Muitas pessoas confundem o marketing por e-mail com as centenas de mensagens de e-mail de spam que todos recebemos diariamente, mas não é disso que se trata o marketing por e-mail.

O marketing por e-mail é o meio para entrar em contato com seus clientes em potencial ou com as pessoas interessadas em sua marca e isso significa que essas pessoas querem ouvir você e você não está invadindo a caixa de entrada delas.

De fato, muitas empresas e profissionais de marketing digital de sucesso usam todos os outros canais de marketing digital para adicionar leads às suas listas de e-mail e, por meio do marketing por e-mail, criam vários funis de vendas para transformar esses leads em clientes.

Marketing de mídia social

O marketing de mídia social tem a ver com o alcance das pessoas nas diversas redes sociais, seja por meio de campanhas de marketing de conteúdo (postagens), anúncios pagos ou ambos.

O objetivo principal de uma campanha de marketing de mídia social é o reconhecimento da marca e o estabelecimento de confiança social, mas à medida que você se aprofunda no marketing de mídia social, pode usá-lo para obter leads ou até mesmo como um canal de vendas diretas.

Funil de marketing digital

Tomemos por exemplo o Instagram. O funil de vendas do Instagram consiste em 4 etapas principais.

O topo do funil é a conscientização . Este é o estágio em que você pode usar os anúncios do Facebook Ads para apresentar sua marca aos usuários do Facebook e do Instagram. Seu objetivo nesta fase é colocar seu anúncio na frente do maior número possível de pessoas e ganhar novos seguidores.

O segundo passo é a  descoberta . Durante esse estágio, você pode começar a se envolver com seu público respondendo às perguntas deles no Direcet ou e-mail e fornecendo valor por meio de postagens de conteúdo no Instagram, Blog e Canal do Youtube.

O terceiro passo é a consideração . Nesta fase, seu objetivo é atrair pessoas (que demonstraram interesse em sua marca) e passá-las pelo meio do funil e levá-las a visitar seu site, interagir com sua página, baixar um ebook gratuito, enviar uma mensagem, etc.

A quarta etapa é a conversão . Esta é a etapa final em que você tenta convencer as pessoas que entram no seu funil a converter. Uma conversão pode ser qualquer coisa que tenha valor para sua empresa, como a venda de um produto ou serviço ou uma visita à sua loja.

 

Marketing afiliado

O marketing de afiliados é uma das formas mais antigas de marketing que cresceu consideravelmente com o aumento do uso da Internet.

Basicamente, com o marketing de afiliados, você promove os produtos de outras pessoas e recebe uma comissão toda vez que faz uma venda ou apresenta um lead.

Muitas empresas conhecidas como a Amazon têm programas de afiliados que pagam milhões de dólares por mês para sites que vendem seus produtos.

Ao projetar sua estratégia de marketing digital, você deve incluir o marketing de afiliados como forma de envolver as pessoas em sua marca e vender seus produtos por uma comissão.

Em outras palavras, quando você tem um produto ou serviço para promover online, deve considerar a criação de um programa de afiliados onde as pessoas possam se inscrever e encontrar recursos e materiais que possam usar para promover seus produtos na Internet.

Eles receberão uma comissão como recompensa, mas os benefícios para você como provedor são muito maiores.

Seus afiliados podem não apenas gerar mais vendas, mas também podem se tornar os melhores representantes de sua marca e influenciar positivamente outras pessoas a comprar ou se conectar com sua empresa.

E o contrário também se aplica, se você ainda não está certo que quer criar seus produtos produtos ou não tem um serviço para oferecer, pode iniciar no marketing digital sendo afiliados de empresas como a Amazon, Shopee e Shein, ou de infoprodutores para divulgar seus cursos e produtos.

 

Inbound Marketing

O inbound marketing é outro termo chique que se refere a como você pode usar vários canais de marketing digital para alcançar novos clientes principalmente através do processo de criação de conteúdo e como ‘empurrá-los’ por um funil até que eles convertam.

Os principais elementos do inbound marketing são conteúdo, atenção, engajamento, confiança e satisfação.

Todos esses elementos têm um único objetivo: ajudar as empresas a se conectarem com seus clientes em potencial e estabelecer um canal de comunicação bidirecional com eles que levará a mais vendas.

Todos os canais de marketing digital têm funis de vendas semelhantes. O que difere em muitos casos é a terminologia usada para descrever cada etapa do funil. Em geral, um funil de vendas digital tem 3 objetivos principais: fazer com que as pessoas conheçam sua marca, fazer com que elas se envolvam com sua marca (por meio de seu site ou aplicativo) e convertê-las.

 

Marketing de vídeo

O marketing de vídeo recentemente se tornou tão popular que você simplesmente não pode ignorá-lo.

O YouTube se tornou o segundo mecanismo de pesquisa mais popular e muitos usuários estão recorrendo ao YouTube antes de tomar uma decisão de compra, para aprender algo ou apenas para relaxar.

O YouTube é apenas um dos meios que você pode executar o marketing de vídeo. Existem tantas outras plataformas como Facebook Videos, Instagram, Vimeo para usar para executar uma campanha de marketing de vídeo.

A melhor maneira de aproveitar o vídeo é integrá-lo às suas campanhas de SEO, marketing de conteúdo e marketing de mídia social.

 

O que é uma estratégia de marketing digital?

Uma estratégia de marketing digital é um plano detalhado de como você pode utilizar os diferentes canais de marketing digital para atingir seus objetivos de negócios.

Ao criar uma estratégia de marketing digital, você precisa considerar quais canais usar, os recursos (pessoas, tempo e dinheiro) a serem atribuídos a cada canal e o que esperar em termos de resultados.

Um erro comum cometido por muitas pessoas que estão iniciando no marketing digital é que eles tentam executar tudo de uma vez e no final do dia não obtêm resultados.

Ou porque não possuem a expertise necessária para executar campanhas de marketing digital ou porque acabam gastando seus orçamentos em canais que não são adequados para o seu negócio.

 

Exemplo de uma estratégia de marketing digital

Embora cada estratégia de marketing digital seja única e baseada nas necessidades e objetivos específicos de um negócio, você pode ler abaixo um exemplo para ajudá-lo a entender como todos os canais de marketing podem trabalhar em direção a um objetivo comum.

Exemplo: Estratégia de Marketing Digital para uma empresa de venda de produtos digitais (cursos online, e-books, etc.).

Passo 1: Site – O primeiro passo é criar um site que seja rápido e compatível com dispositivos móveis. O site deve ter várias landing pages (ou páginas de vendas) para apresentar a empresa e seus produtos.

Passo 2: SEO – O próximo passo é realizar uma Auditoria de SEO e identificar quais áreas precisam ser otimizadas para SEO. O SEO técnico deve ser abordado primeiro, depois o SEO On-Page e, por último, o SEO Off-Page.

Etapa 3: Marketing de conteúdo – Com base nos resultados de uma pesquisa completa de palavras-chave e nas descobertas da Auditoria de SEO, você deve criar um plano de marketing de conteúdo que inclua:

  • Que tipo de conteúdo criar (texto e vídeos)
  • Quando publicar (calendário de publicação)
  • Como promovê-lo (pode incluir canais de mídia social, e-mail e campanhas de PPC).

Etapa 4: marketing de mídia social – Utilize todas as campanhas de marketing de mídia social para promover o reconhecimento da marca e as vendas. Identifique quais canais de mídia social são adequados para o marketing do seu negócio (com base no perfil do cliente) e crie um cronograma para publicação de conteúdo nessas redes.

Passo 5: E-mail Marketing – Comece a construir uma lista de e-mail usando várias áreas de CTA em seu site e canais de mídia social.

Seu objetivo inicial é fazer com que as pessoas se inscrevam em seu boletim informativo ou se registrem para baixar material gratuito ou se registrem para testes gratuitos.

Crie vários funis de email marketing para ‘empurrar’ seus assinantes do estágio de conscientização para o estágio de conversão.

Etapa 6: Publicidade Pay-Per-Click – Em paralelo às atividades acima, configure uma Campanha do AdWords  para segmentar pessoas que pesquisam palavras-chave relacionadas a produtos no Google e campanhas de remarketing no Facebook para perseguir usuários que visitaram seu site, mas não converteram.

Etapa 7: Marketing de vídeo – Parte da etapa 3 acima é identificar quais tópicos/palavras-chave você pode criar conteúdo de vídeo. Publique seus vídeos em um canal dedicado do YouTube, no Facebook, Instagram e em qualquer outra plataforma que você esteja segmentando em suas campanhas.

Para cada vídeo, crie uma postagem de blog em seu site e incorpore o vídeo com conteúdo de texto.

Etapa 8: Avalie e analise os resultados – Certifique-se de ter o Google Analytics instalado e configurado corretamente e que possa medir com precisão a eficácia das campanhas acima.

Crie uma planilha do Excel e adicione para cada campanha detalhes sobre custo, número de visitas, número de conversões, pessoas alcançadas, etc.

O acima é apenas um resumo do que sua estratégia de marketing digital deve incluir. Se você é uma pequena empresa com recursos limitados, é normal que não consiga executar todo o plano desde o início.

O que você deve fazer é seguir uma abordagem passo a passo, começando com seu site, SEO e marketing de conteúdo.

Depois de conseguir mantê-los em vigor por vários meses, você experimentará gradualmente um aumento no tráfego e na receita e, em seguida, poderá adicionar as outras ferramentas ao mix.

 

Equívocos do marketing digital

O termo ‘marketing digital’ é relativamente novo e é por isso que se tornou comum que as pessoas o usem mesmo nos casos em que significam algo diferente.

Os equívocos mais comuns são:

Marketing Digital x Marketing na Internet

O marketing na Internet é um subconjunto do marketing digital e não é a mesma coisa.

Marketing na Internet ou marketing online refere-se aos métodos que você pode usar para executar campanhas na Internet.

Os principais componentes do marketing na Internet são: Search Engine Marketing (que inclui SEO e PPC), marketing de mídia social, marketing de conteúdo, marketing por e-mail, marketing de afiliados, mobile marketing e marketing de vídeo.

O marketing digital está além do marketing online / na Internet, pois inclui também outros canais digitais.

 

Marketing digital x marketing de mídia social

Quando você tem uma presença ativa nas mídias sociais, está essencialmente executando campanhas de marketing de mídia social e não campanhas de marketing digital.

O marketing de mídia social é apenas um dos componentes do marketing digital. Para experimentar plenamente os benefícios do marketing digital, você precisa adicionar mais canais digitais ao seu plano incluindo um Funil de Vendas que conduza sua audiência para a conversão

.

APRENDIZAGENS CHAVES

O marketing digital tem tudo a ver com marketing na internet e outros dispositivos eletrônicos. Não é um processo único, mas consiste em vários subcomponentes que você pode usar dependendo do que deseja alcançar.

Nem todos os métodos funcionam para todo mundo, por isso é importante criar uma estratégia de marketing digital que detalhe como você utilizará cada processo.

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