Como iniciar um negócio online

Como iniciar um negócio online (guia fácil para iniciantes)

Estes são os dez passos para começar um negócio online do zero sem ter experiência prévia.

Como você inicia um negócio online em casa e sem dinheiro? Isso é mesmo possível?

A resposta curta é sim. Existem milhares de negócios online de sucesso que começaram sem dinheiro e hoje estão ganhando milhares de dólares em receita.

De fato, muitos deles não têm presença física, mas são operados em casa com equipes remotas.

Para iniciar um negócio online, você não precisa ter conhecimento prévio sobre como administrar um negócio. Administrar um negócio online é diferente de administrar uma loja física.

Comecei meu primeiro negócio online há 18 anos sem saber nada sobre empreendedorismo ou como operar um negócio na Internet.

Ao longo dos anos, tive sucessos e fracassos, mas o mais importante é que criei uma estrutura que os iniciantes podem seguir e aumentar suas chances de estabelecer um negócio online de sucesso logo de cara.

Neste guia completo, vou dar-lhe os passos a seguir para iniciar um negócio online do zero e no conforto da sua própria casa.

Digital Marketing Training

Embora seja impossível começar um negócio de graça, você não precisa pagar uma fortuna para fazer um negócio decolar, e eu lhe darei todos os detalhes.

Como você está convencido de que deseja se tornar um empreendedor online e começar a ganhar dinheiro online (por isso está lendo este artigo agora), adicionei as etapas acionáveis ​​primeiro, mas no final deste guia, você pode aprender mais sobre como funcionam os negócios online e outras informações úteis.

Como iniciar um negócio online passo a passo

Estes são os 15 passos a seguir para começar um negócio online do zero.

  1. Decida que tipo de negócio online começar
  2. Encontre o seu nicho
  3. Avalie sua ideia
  4. Analise seus concorrentes em potencial
  5. Identifique seu público-alvo
  6. Decida o nome da sua marca e registre um domínio
  7. Configure um site para sua empresa
  8. Saiba o que é marketing digital
  9. Crie um plano de marketing digital
  10. Otimize seu site para motores de busca
  11. Crie um plano de marketing de conteúdo e comece a publicar conteúdo
  12. Estabeleça sua presença nas redes sociais
  13. Aumente sua lista de e-mail
  14. Otimize seu site para conversões
  15. Obtenha ajuda profissional

1. Decida que tipo de negócio online começar

A primeira coisa a decidir é que tipo de negócio online começar. Como você verá abaixo, existem muitas opções e dependendo do tipo que você escolher, você terá diferentes maneiras de rentabilizar seu negócio e ganhar dinheiro.

Os tipos mais populares de negócios online são:

  • Lojas de comércio eletrônico que vendem produtos físicos (Amazon, Etsy, etc)
  • Sites de venda de produtos digitais (ebooks, cursos online, etc)
  • Consultoria / Coaching (treinador de desenvolvimento pessoal, preparador físico, etc)
  • Serviços de Vendas (agências de marketing digital, desenvolvimento de software, web design, etc)
  • (Saas) Software as a Service (ferramentas online, modelo baseado em assinatura)
  • Publicações de notícias online (HuffPost, etc)
  • Blogs de nicho (blogs de viagens, blogs de roupas e moda, etc)

Os métodos mais populares de ganhar dinheiro com seu negócio online são:

Vender seus próprios produtos (físicos ou digitais) – Vender produtos diretamente aos consumidores em seu próprio site hospedado ou por meio de uma loja online em um mercado de terceiros como eBay, Amazon, Etsy, Udemy, Flippa, etc.

Receita de publicidade – Ganhar dinheiro vendendo espaço publicitário em seu site diretamente para anunciantes ou por meio de uma plataforma online como o Google AdSense.

Drop-Shipping – Venda de produtos físicos em sua própria loja, mas o envio e o manuseio são feitos pelo fabricante do produto ou fornecedor B2B. Você recebe uma comissão toda vez que um produto é vendido.

Marketing de afiliados – Você encaminha os clientes para o site do vendedor (para produtos físicos ou digitais) e quando um produto é vendido, você recebe uma comissão.

Receita de serviços de consultoria – Você é pago pela prestação de serviços de consultoria online (por e-mail, skype ou outros meios).

Modelo baseado em assinatura  – Você ganha dinheiro com pessoas que assinam seus serviços mensais (por exemplo, hospedagem, ferramentas online etc.)

RECURSOS PARA SABER MAIS

2. Encontre seu nicho

Agora que você tem uma ideia dos diferentes tipos de negócios online, o próximo passo é encontrar o seu nicho. Ou seja, ter uma ideia que possa ser transformada em um negócio online.

Pela experiência, este é o passo mais difícil porque tem muita incerteza. Ninguém pode lhe dizer antecipadamente se sua ideia é boa ou não e ninguém pode garantir que seu negócio terá sucesso ou fracasso.

É um risco que todos os empresários devem correr, mas isso não deve impedi-lo. A única maneira de descobrir se sua ideia é boa é experimentá-la e, mesmo que você falhe, há tantas coisas a aprender com os fracassos que o aproximam do sucesso.

Como encontrar o seu nicho?

Como encontrar seu nicho
Como encontrar seu nicho

Você deve entender desde o início que não precisa ter uma ideia única para ter sucesso online. Se você puder fazer isso, isso lhe dará uma vantagem, mas a exclusividade não é um requisito para a criação de um negócio online.

Você pode pegar uma ideia existente e melhorá-la ou criar algo (um produto, blog, serviço) que seja melhor a partir do que já está disponível na Internet.

Algumas orientações para te ajudar:

Encontre o que você realmente ama

Ser apaixonado por um tópico, uma atividade, um hobby ou um produto o ajudará a criar um bom produto ou ótimo conteúdo que outros acharão valioso e útil.

Tire alguns momentos e pense sobre o que você gosta de fazer para se divertir e como você gostaria de gastar seu tempo se o dinheiro não fosse um problema.

Encontre no que você é bom

Você tem alguma habilidade que possa usar para ajudar outras pessoas a realizar uma tarefa, aprender algo ou resolver um problema?

Talvez você goste de ensinar as pessoas a consertar as coisas ou goste de escrever boas histórias para educar as pessoas sobre diferentes assuntos.

Encontre o que você acredita ser realmente bom e pense em maneiras de utilizar suas habilidades para criar um produto que as pessoas estejam dispostas a pagar para obtê-lo.

Você é um especialista?

Existe uma área em que você tenha o treinamento, as qualificações e a experiência certos para ser considerado um especialista? Este é um ótimo candidato para explorar mais e descobrir se você pode construir um negócio em torno dele.

A Internet está cheia de ‘chamados especialistas’, portanto, se você for um ‘verdadeiro especialista’ em um tópico, terá uma vantagem sobre os outros.

Você consegue identificar alguma lacuna no mercado?

Você está procurando uma solução para um problema e não consegue encontrar um bom produto ou recurso online para resolver seu problema? Você consegue identificar alguma lacuna em qualquer setor que possa ser preenchida com um novo produto? Você acha que o conteúdo online sobre um tópico está incompleto ou algo que você pode melhorar?

Todas essas perguntas ajudarão você a gerar ideias que podem ajudá-lo a encontrar a ideia para se transformar em um negócio online. Antes, ficando muito empolgado, o próximo passo é avaliar suas ideias e decidir se é bom ou não.

3. Avalie sua ideia

Avaliar uma ideia significa descobrir se uma determinada ideia é algo que você pode transformar em um negócio online com potencial de gerar lucro.

Siga as etapas abaixo para avaliar o potencial de sucesso comercial de sua ideia:

Faça uma pesquisa completa no Google

Naturalmente, a primeira coisa a fazer é ir ao Google e pesquisar palavras-chave relacionadas à sua ideia.

Não digite apenas palavras-chave diretamente relacionadas ao seu nicho, mas pesquise termos amplos e termos indiretamente relacionados.

Seu objetivo nesta fase é descobrir o que já está disponível em termos de sites, conteúdo e produtos.

Quantos sites você pode encontrar sobre os tópicos específicos, que tipo de conteúdo eles têm, vendem seus próprios produtos ou exibem anúncios?

Vá além da primeira página do Google e procure também a segunda página. Algumas empresas não prestam a atenção necessária ao SEO e, embora tenham bons produtos e conteúdo, suas técnicas de otimização de mecanismos de pesquisa não são boas o suficiente para obter uma classificação alta no Google .

Como você classificaria a experiência geral do usuário ao pesquisar essas informações? Você pode oferecer algo melhor para os usuários?

Search Facebook, YouTube, Instagram, Pinterest

Faça a mesma pesquisa no Facebook, Youtube, Instagram e Pinterest. Tente descobrir que tipo de conteúdo está sendo publicado nessas redes. São vídeos de alta qualidade, são imagens, artigos, produtos? Quantas interações (curtidas, comentários) as postagens recebem?

Você consegue identificar algo que está faltando ou que pode ser melhorado?

Faça uma pesquisa de palavras-chave

Avalie suas ideias de negócios com a pesquisa de palavras-chave
Avalie suas ideias de negócios com a pesquisa de palavras-chave

O termo pesquisa de palavras-chave pode ser desconhecido para você neste estágio, mas é um passo importante descobrir se há uma demanda de pesquisa para sua ideia.

Por meio da pesquisa de palavras-chave, você pode descobrir quantas pessoas pesquisam determinadas palavras-chave no Google (e em outros mecanismos de pesquisa ) por mês.

Se o tópico escolhido não tiver um volume de pesquisa decente, isso é um sinal de que as pessoas não têm interesse.

Use os recursos abaixo para descobrir como realizar a pesquisa de palavras-chave passo a passo.

RECURSOS PARA SABER MAIS SOBRE A PESQUISA DE PALAVRAS-CHAVE

Conheça as regras importantes do Google

Outra coisa a saber é que, para alguns tópicos, o Google tem regras rígidas sobre quais sites eles mostram nos resultados da pesquisa.

Isso pode ter um grande impacto no sucesso ou fracasso do seu negócio online, porque o tráfego orgânico é de longe a forma mais importante de tráfego que você pode obter e, sem ele, suas chances de sucesso online são mínimas.

Por exemplo, se sua ideia é sobre tópicos relacionados à saúde e isso inclui perda de peso, condicionamento físico, nutrição, exercícios e qualquer outro conselho ou produto geralmente sugerido por médicos ou outros profissionais certificados, convém reconsiderá-la.

A menos que você seja um médico certificado e reconhecido, o Google não exibirá seu site ou produtos para pesquisas relacionadas à saúde.

Portanto, antes de continuar, é bom revisar as regras mais importantes do Google e garantir que o que você tem em mente não vá contra nenhuma regra ou regra conhecida do Google.

RECURSOS PARA SABER MAIS SOBRE AS DIRETRIZES DO GOOGLE
Diretrizes de taxas de pesquisa do Google – Um documento abrangente que explica em detalhes o que o Google procura ao avaliar a qualidade de um site.

Faça uma pesquisa na Amazon

pesquisa de palavras-chave amazon
Fazendo pesquisa de palavras-chave na Amazon

Se você está pensando em abrir uma loja online vendendo produtos físicos, precisa pesquisar na Amazon e ver o que os outros estão vendendo.

Use palavras-chave diferentes para pesquisar produtos e também veja os mais vendidos da Amazon para ter uma ideia dos produtos populares por categoria.

Faça uma pesquisa em mercados populares

Existem muitos mercados populares que você pode usar para descobrir quais produtos estão sendo vendidos online.

Udemy – se você está pensando em criar um curso online, você pode pesquisar na Udemy para descobrir quantos cursos existem sobre o tema escolhido, quantos alunos eles têm, seus comentários, classificações, conteúdo, etc.

Codecanyon – Se você está pensando em criar um produto de software, você pode pesquisar no Code Canyon para descobrir se existem produtos semelhantes e quantas vendas eles têm.

Flippa – Flippa é o mercado mais popular para comprar e vender negócios online novos e estabelecidos . Navegue pelas listagens e veja as informações fornecidas.

Encontre ideias de negócios online no Flippa
Encontre ideias de negócios online no Flippa

As empresas on-line que estão à venda precisam fornecer evidências de suas vendas e tráfego e essas informações podem ser muito úteis para você neste estágio.

Quem sabe, talvez você possa encontrar um negócio para comprar e crescer em vez de começar do zero.

Faça uma pesquisa de marketing de afiliados

Mesmo que você não pretenda seguir o modelo de marketing de afiliados, você ainda pode usar os diferentes sites de marketing de afiliados para descobrir quais produtos estão sendo vendidos, seu preço, o número de fornecedores e muito mais informações úteis.

Visite os seguintes sites e, se necessário, crie uma conta gratuita para acessar sua área de mercado:

4. Analise seus concorrentes em potencial

Depois de avaliar sua ideia usando as técnicas acima, o próximo passo é fazer uma análise de seus potenciais concorrentes.

Um concorrente em potencial é uma ou duas empresas que já estão vendendo produtos ou serviços semelhantes ao que você deseja vender.

Por exemplo, digamos que você decidiu fazer um negócio online vendendo gaiolas personalizadas para papagaios através de uma loja online.

Você já avaliou sua ideia e descobriu que há demanda suficiente dos usuários e que há espaço para criar um produto melhor.

O próximo passo é descobrir mais informações sobre seus concorrentes em potencial. Usando diferentes ferramentas, você pode descobrir quanto tráfego eles recebem, quais canais usam para vender seus produtos e quanto gastam em publicidade online.

Você pode usar as seguintes ferramentas:

SEMRUSH – Para descobrir quanto tráfego eles recebem e quanto gastam em publicidade no Google.

Faça uma análise da concorrência para descobrir quanto dinheiro eles gastam em anúncios e outras informações úteis.
Faça uma análise da concorrência para descobrir quanto dinheiro eles gastam em anúncios e outras informações úteis.

O SEMRUSH é uma ferramenta paga, mas você pode se registrar em uma conta e obter uma avaliação gratuita de 7 dias.

Biblioteca de Anúncios do Facebook   – Você pode usar a ferramenta Biblioteca de Anúncios do Facebook para verificar que tipo de campanhas e anúncios seus concorrentes estão executando no Facebook e no Instagram.

Descubra quais tipos de anúncios seus concorrentes exibem no Facebook e no Instagram
Descubra quais tipos de anúncios seus concorrentes exibem no Facebook e no Instagram

5. Identifique seu público-alvo

O passo final antes de realmente montar um negócio online é identificar seu público-alvo e criar personas de compradores.

Esta etapa é crítica porque o resultado deste exercício determinará como você abordará as próximas etapas.

O que você está procurando nesta fase são as respostas para as seguintes perguntas:

  • Quem pode potencialmente visitar seu site?
  • Quem pode potencialmente comprar seus produtos?
  • Qual é o seu sexo, idade?
  • Onde é que eles vivem?
  • Que línguas falam?
  • Qual é o nível de escolaridade deles?
  • Qual é a origem étnica deles?
  • Quais redes sociais são mais propensas a usar?
  • Quem são os influenciadores online do seu público-alvo?
  • Quais outros sites são mais propensos a visitar?
  • Quais fóruns ou grupos online eles usam?

Obter respostas diretas nem sempre é fácil neste estágio porque você não tem nenhum dado próprio, mas, no entanto, você deve fazer este exercício antes de começar e aprimorá-lo à medida que avança.

Não se esqueça de que você pode usar as descobertas da Etapa 4 (análise do concorrente) para criar uma primeira versão de quem é seu público-alvo.

Em um estágio posterior, quando você configurar seu site e começar a receber tráfego, será mais fácil responder a essas perguntas. Você pode perguntar a seus clientes e comunidade diretamente por meio de pesquisas ou analisar seus seguidores de mídia social usando várias ferramentas.

ANTES de prosseguir para a próxima etapa, você deve garantir que:

  • Você conhece seu nicho e avaliou sua ideia
  • Existem pessoas suficientes interessadas no seu nicho escolhido
  • Você tomou uma decisão inicial sobre como vai ganhar dinheiro com seu negócio, ou seja, qual modelo você seguirá? É marketing de afiliados, criando seu próprio produto? vender produtos físicos?
  • Você criou um esboço do seu público-alvo e das personas do comprador
  • Você conhece as redes sociais que seu público está usando
  • Você tem uma ideia clara de quem são seus concorrentes e suas práticas de marketing online.

6. Decida o nome da sua marca e registre um domínio

Quando você chegar a esse ponto, é hora da parte emocionante e nada mais é do que selecionar um nome para sua marca e registrar seu nome de domínio.

Coisas a considerar ao escolher um nome de marca/domínio:

  • Encontre algo cativante que as pessoas vão lembrar
  • Mantenha-o o mais curto possível
  • Certifique-se de que é fácil de ler, digite (exemplos: yahoo.com, x.ai, apple.com)
  • Adicione uma palavra-chave relevante para o seu nicho (exemplos: teachable.com, healthline.com)
  • Não use hífens ou números – ler em voz alta será um pesadelo

Você pode usar diferentes ferramentas para verificar se um nome de domínio está disponível, mas antes de continuar, você também precisa garantir que:

Nenhuma outra empresa está usando o mesmo nome de marca em um domínio diferente – Pesquise seu nome de marca ‘to be’ do Google e veja os resultados. Se houver outras empresas usando o mesmo nome de marca, isso pode ser um grande problema e é melhor criar algo único.

Verifique todas as redes de mídia social para garantir que o nome (identificador) esteja disponível – você não deseja registrar um nome de domínio para descobrir mais tarde que precisa usar um nome diferente para sua página do Facebook ou Instagram.

Verifique se todas as variações do seu domínio (ou seja, .com, .net, .info, etc) estão disponíveis – se já existe uma empresa que está usando o domínio .com, não é aconselhável registrar um domínio .net com o mesmo nome . Isso confundirá seus clientes e os mecanismos de pesquisa.

Evite escolher um domínio específico do país – evite registrar um domínio específico do país, ou seja, trustedsoft.co.uk, a menos que você planeje iniciar um negócio local específico para essa região. Recomenda-se usar um domínio .com ou .net.

Como registrar um nome de domínio para sua empresa

registrar nome de domínio do blog
Registre um nome de domínio para o seu negócio

Depois de encontrar o nome de domínio perfeito para o seu negócio, o próximo passo é protegê-lo. Para fazer isso, você precisa criar uma conta com um provedor de nome de domínio.

O processo é muito fácil, tudo o que você precisa fazer é fornecer seus dados pessoais, escolher o nome de domínio desejado e registrá-lo.

Para começar , clique aqui para registrar um nome de domínio com Bluehost (ou você pode escolher o provedor de domínio de sua escolha, como GoDaddy, Inmotion Hosting, etc).

DICA PRO : Certifique-se de proteger a reputação da sua marca registrando todas as diferentes extensões de domínio (.com, .net).

7. Configure um site para sua empresa

O próximo passo é dar vida ao seu negócio configurando seu site.

Se você planeja montar uma empresa de comércio eletrônico vendendo produtos físicos, tem duas opções.

loja woocommerce
Comece um negócio online usando WordPress e WooCommerce.

A primeira opção é configurar seu próprio site auto-hospedado e usar WordPress e WooCommerce para criar sua loja e a segunda opção é usar um construtor de sites como Shopify ou BigCommerce.

A segunda opção é mais rápida, mas à medida que sua empresa cresce, você precisará de mais flexibilidade e opções de personalização, por isso é altamente recomendável começar com seu próprio site WordPress / WooCommerce.

Para outros tipos de negócios, como blogs de nicho, sites que vendem serviços ou produtos digitais (como este), sites afiliados da Amazon, a melhor solução é usar o WordPress.

O WordPress é flexível e fácil de usar e há uma infinidade de temas prontos para leitura que você pode comprar por menos de US $ 100 e configurar um site com aparência profissional em minutos.

Eu recomendo verificar o Studio Press Themes . Eles têm ótimos temas que também são otimizados para os mecanismos de pesquisa, algo que pode ser muito valioso à medida que seu site cresce. Eu uso um tema de imprensa de estúdio neste site e em muitos sites de clientes.

RECURSOS PARA SABER MAIS SOBRE A CONFIGURAÇÃO DO SITE
Como fazer um site – um guia completo sobre como configurar um site WordPress para iniciantes.

8. Aprenda o que é marketing digital

Ter uma ideia, registrar um nome de domínio e criar um site é uma coisa, promover seu negócio online para obter tráfego e fazer vendas, é uma história totalmente diferente.

É aí que o marketing digital vem em socorro. Em suma, o marketing digital é o processo a seguir para promover o seu negócio online usando todos os canais digitais disponíveis.

Digital Marketing Components
Digital Marketing Components

Os componentes de marketing digital mais importantes são:

Por que é importante ter uma boa compreensão do marketing digital?

Há duas razões pelas quais é importante entender o que é marketing digital.

Primeiro, você saberá como obter tráfego, clientes e expandir seus negócios.

Segundo, mesmo que você decida terceirizar algumas das atividades para agências de marketing digital ou freelancers, você saberá o que pedir a eles, como monitorar seu desempenho e o que esperar em termos de resultados.

Você não precisa se tornar um especialista em marketing digital, mas como CEO, você precisa ter alguns conhecimentos básicos sobre o que é marketing digital e como ele funciona.

RECURSOS PARA SABER MAIS SOBRE MARKETING DIGITAL

9. Crie um plano de marketing digital

Agora que você tem uma ideia melhor do que é marketing digital, o próximo passo é elaborar um plano.

Nesta fase, você não precisa fazer seu plano muito detalhado, mas basta definir quais canais de marketing digital você usará e em que ordem.

Algumas dicas para te ajudar:

Comece com anúncios pagos

Canais de publicidade pagos como Google Ads, Bing Ads, Facebook Ads e Instagram Ads funcionam mais rápido do que qualquer outro canal.

Obter tráfego direcionado desses canais é imediato, mas você precisa pagar toda vez que alguém vê (pay per view) ou alguém clica (pay per click), em um de seus anúncios.

Para que esses canais sejam rentáveis, você precisa vender produtos com alta margem de lucro e otimizar suas campanhas pagas para manter os custos de aquisição de clientes o mais baixos possível.

A melhor maneira de descobrir se você pode ganhar dinheiro vendendo produtos ou serviços por meio de anúncios é realizar campanhas piloto e analisar os resultados.

Como regra geral, aumente seus gastos com anúncios desde que você obtenha lucro com suas campanhas. Se você achar que está gastando mais do que pode lucrar, considere usar outros canais mais econômicos para encontrar clientes.

Testar um canal por vez

Não se apresse em criar campanhas em todos os canais de uma só vez. Esta não é uma boa prática, mesmo para profissionais de marketing experientes.

Comece com o Google Ads e adicione gradualmente Facebook, Bing, YouTube e Instagram à mistura.

Construir o reconhecimento da marca

Um dos seus objetivos de marketing digital deve ser construir o reconhecimento da marca. Isso significa gastar tempo e dinheiro no início para tornar sua marca conhecida para o maior número de pessoas possível.

Os anúncios de reconhecimento de marca do Facebook são uma ótima ferramenta para apresentar sua marca a clientes em potencial.

Construir uma comunidade

Ao elaborar seu plano de promoção, lembre-se sempre de que construir uma comunidade em torno de sua marca é a melhor maneira de garantir o sucesso a longo prazo.

Ter pessoas que seguem a sua marca nas redes sociais, pesquisar o nome da sua marca no Google e se inscrever na sua newsletter é o que vai gerar crescimento constante, clientes fiéis e mais vendas.

As ferramentas a serem utilizadas para isso são Facebook Ads (com o objetivo de curtidas na página), SEO (mais sobre isso abaixo) e email marketing.

RECURSOS PARA SABER MAIS

10. Otimize seu site para mecanismos de busca

A otimização de mecanismos de pesquisa ou SEO, como é amplamente conhecido, é de longe o processo mais importante para o crescimento de um negócio online.

SEO é adequado para todos os tipos de sites, todos os tipos de negócios online e todas as plataformas.

As pessoas usam os motores de busca diariamente para encontrar respostas, produtos e ideias e a forma de aumentar a visibilidade de um site nos motores de busca é através do SEO.

O SEO ajudará você a obter mais tráfego direcionado que levará a mais vendas, criará uma comunidade em torno de sua marca e estabelecerá seu negócio como um dos líderes em seu nicho.

SEO não é complicado, mas leva tempo. Pode levar meses a um ano para um novo site aparecer nas primeiras posições do Google, mas é algo que você precisa fazer se não quiser depender do tráfego pago.

A melhor maneira de começar com SEO é seguir uma abordagem passo a passo. Como você pode ver abaixo, o SEO tem três tipos principais : SEO Técnico , SEO On-Page e SEO Off-Page .

Tipos de SEO
Tipos de SEO

Cada componente é responsável por otimizar certos aspectos do seu site, mas para obter o máximo de resultados, você precisa trabalhar nos três.

Como explico frequentemente aos clientes, SEO é otimizar muitas pequenas coisas em um site que, juntas, podem fazer uma grande diferença na pesquisa orgânica e no tráfego.

RECURSOS PARA SABER MAIS SOBRE SEO

11. Crie um plano de marketing de conteúdo e comece a publicar conteúdo

Plano de Estratégia de Marketing de Conteúdo
Plano de Estratégia de Marketing de Conteúdo

Pare um momento e considere estas duas perguntas.

O que todos os canais de marketing têm em comum? Todos eles precisam de conteúdo para serem executados.

O que os usuários desejam ao usar a Internet? Conteúdo para satisfazer suas necessidades.

O conteúdo pode ser qualquer coisa, desde páginas de informações sobre produtos, blogs, notícias, fofocas, guias de instruções, cópia de anúncios, vídeo, podcasts, imagens, infográficos ou pdfs.

Como você sabe que tipo de conteúdo criar para satisfazer as necessidades dos usuários em qualquer canal? A resposta é através do marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é sobre alimentar suas campanhas de marketing com o tipo certo de conteúdo. Não é um canal independente, mas é um processo auxiliar para todos os outros canais.

Por exemplo, quando você começar a trabalhar em seu SEO, chegará a um ponto em que seu site estará totalmente otimizado para os mecanismos de pesquisa.

Isso significa que você fornece os sinais certos aos rastreadores dos mecanismos de pesquisa para ajudá-los a entender o que é seu site.

Até agora tudo bem, mas a menos que você tenha um calendário de publicação para fornecer novos conteúdos aos seus usuários e mecanismos de pesquisa, seus rankings não aumentarão. Pelo contrário, com o tempo, eles diminuirão e seu tráfego diminuirá.

É um processo difícil de seguir, mas é assim que funciona o marketing online. É uma corrida contínua para produzir constantemente conteúdo de alta qualidade para diferenciar sua empresa dos concorrentes e conquistar a confiança dos usuários e dos mecanismos de pesquisa.

Para ter certeza de que você não perderá o controle do que precisa fazer, você precisa criar um plano de marketing de conteúdo.

Isso pode fazer parte do seu plano geral de marketing digital e deve incluir que tipo de conteúdo criar para cada canal, quando publicá-lo e como medir os resultados.

Não precisa ser algo complicado, uma planilha de excel com datas é suficiente para começar. O mais importante nesta fase é começar a publicar conteúdo regularmente e não ficar preso no planejamento.

Na verdade, por experiência, essa é uma das razões mais comuns pelas quais muitas startups falham. Eles falham em executar seu plano ou subestimam o custo e o esforço necessários para fornecer conteúdo de alta qualidade para todas as suas necessidades de marketing.

Para saber mais sobre marketing de conteúdo, recomendo fortemente fazer um curso (existem alguns ótimos cursos GRATUITOS na lista abaixo) para ter uma ideia de como criar um plano de marketing de conteúdo e como estimar corretamente o tempo e o custo para executar marketing de conteúdo.

RECURSOS PARA SABER MAIS SOBRE MARKETING DE CONTEÚDO

12. Estabeleça sua presença nas mídias sociais

Existem muitas maneiras de utilizar as redes de mídia social para expandir seus negócios online.

Minha recomendação é seguir estes passos:

Garanta sua presença em TODAS as redes sociais disponíveis – Você precisa fazer isso desde o início para garantir que nenhuma outra empresa registre seu identificador de marca. Portanto, certifique-se de criar páginas comerciais em todas as redes disponíveis e não apenas nas que você planeja usar.

Os mais populares hoje são Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, LinkedIn, TikTok, YouTube, Vimeo, Snapchat.

Atualize suas informações comerciais em todas as redes sociais – Além de se cadastrar em todas as redes, você também precisa se certificar de que suas informações comerciais estejam precisas e atualizadas.

Para fins de branding, use o mesmo logotipo e imagem de fundo (imagem de capa) em todas as redes. Certifique-se de que o logotipo e as imagens sejam representativos da sua marca.

Tipos de conteúdo populares do Facebook
Tipos de conteúdo populares do Facebook

Mantenha suas páginas de mídia social atualizadas – Adicionar conteúdo novo em suas páginas é importante porque é muito provável que clientes em potencial verifiquem sua página do FB antes de fazer uma compra.

Ter páginas vazias ou com conteúdo desatualizado é sinal de abandono e isso não é bom para estabelecer a confiança do usuário.

Além disso, quando você atualiza suas páginas de mídia social regularmente, elas aparecem na primeira página do Google quando os usuários pesquisam o nome da sua marca. Isso é muito importante porque você pode controlar o que os usuários vão ler ao fazer uma pesquisa de marca.

Existem ferramentas como buffer, HubSpot e outras que você pode usar para agendar suas postagens de mídia social e criar um calendário de mídia social.

Use anúncios pagos para obter mais seguidores e exibir seus anúncios para clientes em potencial – Como mencionado acima, uma das melhores maneiras de aumentar o reconhecimento da marca e começar a vender produtos é por meio de anúncios pagos no Facebook.

Você pode usar inicialmente os anúncios do FB para aumentar seus seguidores e, em seguida, executar campanhas direcionadas para exibir seus anúncios para pessoas que correspondem ao perfil do seu cliente-alvo (conforme identificado na etapa 5 acima).

RECURSOS PARA SABER MAIS SOBRE MARKETING DE MÍDIA SOCIAL

13. Aumente sua lista de e-mail

Apesar da ascensão das redes de mídia social na última década, um dos canais de vendas mais eficazes ainda é o e-mail.

Muitos negócios on-line fazem milhões de vendas por ano apenas com e-mail e é um canal que você definitivamente precisa utilizar.

E-mail marketing é uma obrigação para qualquer tipo de negócio online.

Através do email marketing, você tem a chance de comunicar, educar e informar seu público e isso ajuda a criar uma comunidade em torno de sua marca que acabará se traduzindo em mais vendas.

Uma das partes mais desafiadoras do email marketing é fazer com que as pessoas se inscrevam na sua lista de emails.

As pessoas não vão simplesmente se inscrever na sua lista para receber outro e-mail seu, a menos que você possa agregar valor a elas.

As melhores maneiras de aumentar sua lista de e-mail são:

Ofereça aos usuários um incentivo para se inscrever – ótimas opções que funcionaram bem para nós são os e-books gratuitos. Dezenas de pessoas se inscrevem em seu boletim informativo para obter nossos guias gratuitos.

Coloque as caixas de inscrição acima da dobra e em locais visíveis – Certifique-se de que todos os visitantes possam ver suas caixas de inscrição de e-mail assim que visitarem seu site no computador e no celular.

Use pop-ups de saída – Um pop-up de saída é exibido quando os usuários tentam sair do seu site. Isso não afeta a experiência deles enquanto navega em seu site e eles são muito eficazes quando se trata de criar listas de e-mail.

RECURSOS PARA SABER MAIS SOBRE E-MAIL MARKETING
Estratégias de email marketing para pequenas empresas – Uma introdução sobre como as pequenas empresas podem tirar proveito do email marketing.

14. Otimize seu site para conversões

Princípios de teste A/B
Princípios de teste A/B

Um dos motivos mais comuns pelos quais muitos negócios online falham é a falta de otimização de conversão.

A otimização de conversão é o processo de aumentar suas taxas de conversão sem aumentar seu tráfego. Em termos de negócios, isso significa reduzir seus custos de aquisição de clientes.

Considere este exemplo:

A empresa A gasta $ 20 por 10 visitas. Das 10 visitas, 2 pessoas compram um produto por $40. O custo para obter um cliente é de $ 10 e a receita total é de $ 80.

A empresa B gasta $ 20 por 10 visitas. Por causa da otimização de conversão, das 10 visitas, 5 pessoas compram um produto por US$ 40. O custo para obter um cliente é de $ 4 e a receita total é de $ 200.

Com a mesma quantidade de visitas, a empresa B obtém 3,5 vezes o lucro. É assim que a otimização de conversão é poderosa, mas, infelizmente, a maioria dos proprietários de empresas a ignora.

Eles se concentram apenas em aumentar o tráfego para um site, em vez de aumentar as conversões e isso é um erro ENORME.

Como funciona a otimização de conversão?

Não existe uma fórmula mágica para seguir e aumentar suas taxas de conversão. Cada site é diferente e há muitos fatores que afetam as conversões, como o preço de um produto, o tipo de produto, a qualidade do produto, a reputação do fornecedor e muitos outros.

É aqui que os testes A/B vêm em socorro. Com o teste A/B, você altera partes do seu site e mede o efeito no tráfego e nas conversões.

Não é uma tarefa fácil de fazer, você tem que ter cuidado para testar as coisas certas e medi-las corretamente, mas definitivamente é o caminho a seguir.

Você pode usar os recursos abaixo para saber mais sobre testes A/B e otimização de conversão, mas, em geral, as áreas mais comuns para focar e otimizar são:

  • Páginas de destino
  • Páginas de produtos
  • Páginas de carrinho e checkout
  • Menu principal do site
  • Páginas móveis do site

RECURSOS PARA SABER MAIS SOBRE A OTIMIZAÇÃO DE CONVERSÃO

15. Obtenha ajuda profissional

Você não pode crescer um negócio online sozinho. Mesmo que você se torne um especialista em empreendedorismo e marketing digital, em algum momento à medida que sua empresa cresce, você precisará da ajuda de uma equipe dedicada .

Dependendo do tamanho da sua empresa e orçamento, você tem diferentes opções:

Contrate freelancers – Você pode encontrar freelancers para qualquer tipo de trabalho online em sites como UpWork , Pay Per Hour para te ajudar em tarefas específicas.

Contratar consultores – Você pode contratar consultores experientes para ajudá-lo a criar uma estratégia para que cada atividade que você faça esteja trabalhando em direção ao seu objetivo geral. Você pode então decidir implementar o plano você mesmo ou contratar freelancers para ajudá-lo.

Contrate uma agência de marketing digital – uma agência de marketing digital com serviço completo (como a nossa), pode oferecer todos os serviços que você precisa. Do planejamento estratégico à implementação para que você não precise se preocupar em contratar pessoas diferentes e gerenciar os diferentes processos.

O custo da terceirização para um freelancer ou agência pode variar de alguns dólares por hora a centenas de dólares por hora, mas o mais importante é encontrar as pessoas certas que podem entregar resultados mensuráveis ​​e não promessas.

Um negócio online é para você?

Agora que você sabe o que é preciso para iniciar e promover um negócio online, você pode decidir com segurança se administrar um negócio na Internet é para você ou não.

Algumas dicas adicionais para ajudá-lo a se decidir:

Administrar um negócio online significa passar a maior parte do tempo na frente de um monitor de computador.

Para algumas pessoas, isso é divertido, mas para outros é esmagador. Se você não pode ficar parado por muito tempo e prefere trabalhar ao ar livre, então este não é o negócio certo para você.

Administrar um negócio online em casa é um negócio solitário. Embora seja ótimo administrar seu próprio negócio no conforto de sua própria casa, não é para todos.

Sessões do Skype e reuniões virtuais não substituem as comunicações interpessoais ‘reais’, portanto, se você é a pessoa que precisa conversar e interagir com as pessoas cara a cara, o modelo de negócios on-line pode não ser a melhor solução para você.

A competição é mais do que você pode imaginar. Qualquer pessoa pode iniciar um negócio online. Em números reais, isso se traduz em bilhões de pessoas em todo o mundo.

Claro, nem todo mundo vai fazer isso para fins comerciais, mas é fato que existem cerca de 2 bilhões de sites na Internet hoje e cerca de 3 milhões são sites de comércio eletrônico.

Você não terá que competir com todos eles, mas com certeza, você não estará sozinho em seu nicho.

No entanto, administrar seu próprio negócio é uma ótima experiência e, se você fizer as coisas corretamente e em ordem, não há nada que o impeça de administrar um negócio online lucrativo.

Quanto custa iniciar um negócio online?

O custo para iniciar um negócio online pode variar de alguns dólares a centenas de milhares de dólares. Depende do tipo de negócio que você deseja iniciar.

Deixe-me dar alguns exemplos:

  • Custo de registrar um nome de domínio para o seu negócio – $ 15 por ano (alguns provedores de hospedagem oferecem isso de graça).
  • Custo de criação de um blog WordPress – pode ser tão baixo quanto $ 2,75 por mês, incluindo registro de domínio.
  • Custo de um tema WordPress profissional – cerca de US $ 100 para obter um tema profissional e otimizado.
  • Custo de configurar um negócio de comércio eletrônico auto-hospedado (WordPress e WooCommerce) – Você pode obter um tema por US $ 100 ou um site personalizado (US $ 2.000 a US $ 10.000, dependendo dos requisitos e da funcionalidade).
  • Custo de criação de um negócio de comércio eletrônico auto-hospedado (Shopify) – $ 29 – $ 299 por mês (dependendo do tamanho da sua loja).

Portanto, embora você não possa iniciar um negócio online sem dinheiro, o custo inicial é acessível para todos.

Quanto dinheiro você pode ganhar online?

A resposta curta é de zero a milhões de dólares por ano. Depende do tipo de negócio, modelo de negócio, produtos, rentabilidade e muitos outros fatores.

Deixe-me dar alguns exemplos para você se inspirar:

  • Em alguns dos meus sites, uso o AdSense para ganhar dinheiro.
  • Neste site, ganho dinheiro vendendo meus cursos online de SEO e serviços de marketing digital.
  • Yoast ganha dinheiro vendendo plugins WordPress e cursos online.
  • Syed Balkhi ganha milhões de dólares por ano através de suas empresas SaaS.
  • Patt Flynn ganha dinheiro com marketing de afiliados e cursos online
  • Muitos dos meus clientes ganham dinheiro vendendo produtos físicos por meio de lojas de comércio eletrônico.

As possibilidades de ganhar dinheiro com um negócio online são infinitas.

RECURSOS PARA APRENDER MAIS SOBRE COMO GANHAR DINHEIRO ONLINE

Aprendizagens chaves

Iniciar um negócio online não é impossível, mesmo que você não saiba nada sobre negócios e empreendedorismo.

Você não precisa de um diploma universitário, mas precisa estar disposto a trabalhar duro para aprender a se tornar um empreendedor online.

A ‘receita’ é a mesma de todos os tipos de negócios:

  • Venha com uma ideia
  • Avalie sua ideia
  • Decida como você vai ganhar dinheiro
  • Configurar um site
  • Promova seu site para obter tráfego e clientes

Para cada etapa, há muitas coisas a fazer para minimizar seus riscos, mas ninguém pode dizer com antecedência se sua ideia funcionará ou não.

Em vez de gastar seu tempo imaginando, é melhor colocar a mão na massa e começar a testar suas ideias.

Talvez você não tenha sucesso na primeira vez, tudo bem. A maioria das pessoas falha com seus primeiros sites, mas aqueles que vencem são aqueles que tentam novamente.

Levei alguns anos para ganhar meu primeiro dólar com atividades online, mas felizmente para você, você pode seguir o plano descrito neste guia e iniciar um negócio online de sucesso em sua primeira tentativa!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *